Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
O que podemos fazer para cuidar da nossa saúde mental?
Conhecer a si mesmo.
O Autoconhecimento é muito importante para preservar o que temos de melhor, nossas habilidades, fortalezas e o reconhecimento e formas de lidar com as limitações e dificuldades perante as diferentes situações e fases da vida.
Manter uma rotina adequada com prioridades.
Estabelecer o que é importante no meu cotidiano, definindo horários para que possa ter tempo para momentos de descanso e lazer, além das obrigações diárias.
Dormir bem para um descanso reparador de sua mente e corpo.
As pessoas possuem diferentes padrões de sono, para algumas, dormir 8 horas por noite pode ser adequado, e para outras, é necessário mais horas ou menos horas de sono.
Uma alimentação saudável e equilibrada, além de uma boa hidratação. Os nutrientes adequados para o seu corpo podem te trazer muitos benefícios físicos e mentais.
A prática de exercícios físicos que se adaptem a sua rotina para que sejam constantes e gerem bem-estar.
Tenha momentos de lazer, e se conecte com a natureza sempre que puder.
Fortaleça amizades e vínculos familiares que são importantes para você e te fazem se sentir bem.
Use as redes sociais e o excesso de informação do mundo digital com moderação, permitindo selecionar os conteúdos, se desconectando de vez em quando.
Aprenda a controlar os seus níveis de estresse e ansiedade, com a sua respiração e exercícios de meditação. Além disso, procure a ajuda de um psicólogo especializado.
Regularmente consulte profissionais da área da saúde para a realização de exames de rotina e ter orientações quanto a sua saúde física e mental.
Não se cobre tanto em atingir perfeição em tudo o que faz. E a comparação com outras pessoas, muitas vezes, só aumentam os níveis de estresse e ansiedade, além de favorecer uma baixa autoestima.
Seja você e não se esqueça dos seus sonhos e objetivos de vida.
Não se cobre tanto em mostrar perfeição em tudo o que faz. Somos sujeitos a erros e falhas no decorrer da vida, a forma com que lidamos com as consequências e frustrações, é o que pode fazer toda a diferença.
Se você leu esse post até aqui é que está realmente interessado em cuidar da sua saúde mental, realizando tarefas básicas do dia com consciência e moderação.
Qual dessas dicas você pode começar a fazer, para melhorar a sua saúde mental?
Jane Miranda Cortella Psicóloga/Neuropsicóloga
#saúdemental
#psicoterapia
#psicologiaclínica
#ansiedade
#controledoestresse
#rotinaadequada
#bemestar
#qualidadedevida
#procureumpsicólogo
#busqueajuda
#autoconhecimento